About the Post

Author Information

Mario Trentim é consultor em gestão de projetos e professor do ITA, FAAP e FGV. Autor dos livros "Gerenciamento de Projetos"; "Manual do MS-Project 2010 e Melhores Práticas do PMI®"; e, "Managing Stakeholders as Clients". (http://linkedin.com/in/trentim)

Projeto-Exemplo | Exercício Prático – Parte 5 Final

Chegamos ao nosso último post sobre o projeto fictício chamado “1a Semana de Doação de Sangue do Vale do Paraíba“. As linhas de base de Escopo e Tempo já estão prontas.

Neste post, vamos discutir alguns aspectos do Plano de Gerenciamento de Custos. Em primeiro lugar, é importante que todo gerente de projetos tenha conhecimentos básicos de administração financeira.

Conceitos de retorno sobre investimento, fluxo de caixa e orçamentação são muito importantes. A seguir, listei alguns posts que tratam de gerenciamento de custos em projetos.

Nos posts acima, já descrevemos os processos, ferramentas e técnicas para criação do orçamento do projeto. A seguir, temos algumas visões do orçamento do projeto-exemplo, utilizando o MS-Project 2013. Observe que é possível obter diferentes tipos de relatórios e informações.

1

Figura 1 – Orçamento do projeto

3

Figura 2 – Fluxo de Caixa

4

Figura 3 – Custo por recurso

2

Figura 4 – Visão geral do custo do projeto

 

Nos próximos posts, atendendo a pedidos, vamos descrever e demonstrar algumas funcionalidades do Microsoft Project, um dos software mais utilizados atualmente, através de exemplos e videos. Não percam!

 

Tags: , , , , , , , ,

No comments yet.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.