Colaboradores

Osmar Zózimo | Editor Executivo da Revista MundoPM-Project Management – Mestrado em Engenharia da Produção pela PUC-PR, Graduado em Ciência da Computação pela PUC-PR, MBA em Entrepreneurship pela FGV, Advanced Topics in Project Management na La Verne University Califórnia/USA , Pós-MBA em Project Management pela The George Washington University – DC-USA Experiencia anterior: Projetos de Desenvolvimento de Software: Sênior-Manager P&D – Instituto CITS. Sócio-fundador da ISP-Internet Service Provider Sysnet.

 

Mario Henrique Trentim | Consultor e Professor em Gerenciamento de Projetos. Engenheiro Eletrônico e mestre pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, MBA em Administração Financeira pela CBS (Laureate). Possui cursos Advanced Topics in Project Management pela University of La Verne e Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Dom Cabral. Entre 2001 e 2010, trabalhou no Centro Técnico Aeroespacial e no Departamento de Controle do Espaço Aéreo. De 2010 a 2014, foi gestor de planejamento estratégico e de inovação, além de trabalhar no PMO do Instituto de Aeronáutica e Espaço. Professor da FAAP, FGV e ITA em disciplinas de gestão empresarial, finanças e gerenciamento de projetos. Possui certificações PMP®, PMI-RMP®, PRINCE2® e MCT®. Autor dos livros “Gerenciamento de Projetos: Guia para as Certificações PMP® e CAPM®” (Ed Atlas, 2011), “Manual do MS-Project 2010 e Melhores Práticas do PMI®” (Ed Atlas, 2012) e “Managing Stakeholders as Clients” (PMI, 2013).

foto_AndreChoma_150px

 

 

ANDRÉ AUGUSTO CHOMA, PMP, PMI-RMP

Engenheiro Civil com pós-graduação em Gerenciamento de Obras e gerente de projetos com certificação PMP (Project Management Professional) e PMI-RMP (Risk Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute). Tem experiência como gerente de construção em projetos industriais, como gerente de projetos em desenvolvimento e implantação de software, e como consultor de planejamento e controle para empresas de construção civil imobiliária. Trabalhou também como consultor e analista de grandes projetos de capital para indústrias no Brasil e no exterior, e já publicou e apresentou diversos trabalhos em congressos de gestão de projetos no Brasil e no exterior. É engenheiro master da Vale em Belo Horizonte-MG, onde trabalha na área normativa de Metodologia FEL para megaprojetos, Diretor de Administração e Finanças do PMI-MG e professor dos MBAs de Negócios Imobiliários e de Gestão de Projetos pela FGV. Autor do livro “Como Gerenciar Contratos com Empreiteiros”, publicado pela Editora PINI.

 

Captura de Tela 2013-02-24 às 11.48.39

Maria Angélica Castellani, PMP, CSM, CSD – Formada em Computação Científica pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina, pós-graduada MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Negócios Internacionais, ambas pela Fundação Getúlio Vargas. Educação Continuada: Gestão Estratégica do Conhecimento, Fundação Vanzolini. Possui Certificação PMP pelo PMI, Certificação CSM e CSD pela Scrum Alliance. Ampla experiência em gerenciamento de projetos, melhoria de processos, ECM e Gestão de Conhecimento. Owner da Fixe Consulting, atua desde 1999 como consultora em Gerenciamento de Projetos e Processos. Ampla experiência internacional (Mercosul). Professora do curso de pós-graduação (Lato Sensu) em Gerenciamento de Projetos do Senac Santos, professora do MBA em Gestão de Projetos na HSM Educação e instrutora de cursos no IIL – International Institute for Learning.

 

 

Jose Finocchio Junior, PMP.

É sócio da PM2.0 e provedor de soluções na área de projetos e portfólio. Professor de MBA da FGV e da FIA. Autor de livros e artigos na área de projetos. Recebeu o premio “professional development award” do PMI. Mestrado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP , MBA em Finanças corporativas pela FEA-USP, Pós graduação em Administração da Produção pela EAESP-FGV.

 

 

Dr. Alonso Soler

Consultor em Gerenciamento de Projetos. Sócio da J2DA Consulting, empresa especializada no apoio ao Gerenciamento de Projetos complexos. Doutor em Engenharia de Produção pela POLI-USP. Trabalhou 14 anos nos ambientes de projetos, consultorias e educação da HP e IBM Brasil. É professor dos programas de MBA em Gerenciamento de Projetos da FIA-USP, FGV, INPG, Sustentare e Rede Doctum de Ensino. Certificado PMI_PMP e ASQC_CQE.  Coordenador técnico do PMO Master Class.

 

 

EdivandroConforto_256px
Edivandro Conforto, PhD.

Postdoctoral Research Fellow do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Sociotechnical Systems Research Center (SSRC), na área de Lean Program Management & Lean Product Development. É co-autor do livro “Gerenciamento Ágil de Projetos – aplicação em produtos inovadores”, Saraiva-2011, primeiro livro publicado no Brasil sobre o tema gerenciamento ágil. Seu trabalho de pesquisa em gerenciamento ágil é pioneiro em nível global, sendo o primeiro brasileiro premiado e reconhecido internacionalmente pelo PMI e PMIEF, e instituições como o IPMA e a Production & Operations Management Society (POMS-USA). Edivandro possui mestrado pela Universidade de São Paulo e recentemente defendeu tese de doutorado com o título: “Modelo e ferramenta para avaliação da agilidade no gerenciamento de projetos”, USP, 2013.

 

 

foto_Peter_125pxPeter Berndt de Souza Mello

Consultor e Gerente de Projetos e Portfolios, especialista em otimização de cronogramas com aplicação de restrições, palestrante internacional, instrutor e pesquisador. Graduado pela Universidade de Brasília; profissional com dupla certificação pelo Project Management Institute (PMP – Project Manager Professional e PMI-SP – Scheduling Professional) e receptor do prêmio individual do PMI Best of the Best 2009 – Eric Jannet Project Management Excellence Award. Certificado em Gestão de Configuração de Software pela StarBase (Inglaterra) e em Gestão de Cronogramas e Portfolios com a aplicação do Spider Project Professional (Rússia).

Atualmente trabalha como evangelista do Success Driven Project Management (metodologia em gestão de projetos de origem russa em conjunto com o Spider Project) e como consultor/gestor de projetos pela TMSA. Atua na ScrumSmart – Empresa registrada dentro do programa de Startups da Microsoft (BizSpark). Envolvimento em projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Óleo e Gás, Mineração e Agroindústria, em projetos no Brasil e exterior.  Projetos realizados no Serpro, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Vale, Tribunal de Contas da União, Bunge, MPX, Banco Central, TMSA, Brumazi, Digital Group, entre outros.

 

foto_albergariasRaphael Albergarias

12+ anos de experiência em gestão de projetos e consultoria empresarial. Participação em mais de 50 projetos, desde implantação de megaprojetos de upstream e downstream até implementação de ERP e Modelagem de Processos.

Membro fundador e Presidente do IPMA Brasil. Líder brasileiro do Grupo de Revisão do ICB 4.00. Assessor IPMA-C.

Sócio do IDGP (Instituto de Desenvolvimento em Gestão de Projetos), consultoria em start-up em gestão de projetos. Professor convidado de pós-graduação nas seguintes instituições: UFRJ, FIA/USP, IBMEC, UERJ, UVA e FGV. Pesquisador em Gestão de Projetos na POLI/UFRJ e na FEA/USP. Revisor parecerista da revista Mundo PM. Palestrante internacional em gestão de projetos. Administrador de Empresas, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pela FGV e Doutorando em Gestão de Projetos pela FEA/USP e Université de Tours, França. Certificações profissionais: Professional Coach (SBC), IPMA-C, PMI-PMP, PMI-SP, Prince 2 Practitioner, Prince 2 Foundation e Orange Belt. Primeiro brasileiro, em 2010, a ter consolidado as principais certificações em gestão de projetos do mundo.